segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Huahaha doideiras nas quatro linhas...e fora delas..

Top 5 - Jornal patrocina surpresa inglesa; confira os parceiros mais bizarros do futebol

Basta uma ideia criativa para uma propaganda se tornar marcante, conquistar o público e ficar marcada na memória. No futebol internacional, alguns clubes firmaram parcerias inusitadas para a exploração de marcas. Do modesto Crawley, que por pouco não eliminou o Manchester United da Copa da Inglaterra, à poderosa Internazionale, o UOL Esporte relembra algumas destas ações diferentes. Confira:

Crawley e o tabloide

Pablo Mills/Getty Images

O modesto Crawley, da quinta divisão inglesa, fez jogo mais importante de sua história no último dia 19. A equipe enfrentou o Manchester United pela Copa da Inglaterra e a ocasião especial colocou o time sob os holofotes. Com a partida transmitida ao vivo para o país, o Crawley aproveitou para lucrar e fechou um patrocínio com o tablóide The Sun. Além de estampar sua marca no uniforme, nas camisas de treino e no ônibus da equipe, o jornal também fez entrevistas e fotos exclusivas do elenco, antes e depois do jogo. A Alamo International, principal patrocinadora do clube, excepcionalmente teve sua marca exposta na parte de trás das camisas do duelo, vencido por 1 a 0 pelo Manchester United.


Getafe e o fast food

Divulgação

Um clube ser patrocinado por uma rede de fast food já causaria certa estranheza - afinal, o esporte em teoria não combina com hambúrgueres, batatas fritas e comidas gordurosas. O Getafe não apenas firmou o acordo com o Burger King, uma das maiores empresas do mundo no ramo de refeições rápidas, como a empresa encontrou uma fórmula criativa para expor sua marca. A cena comum de um jogador levantar a camisa para comemorar um gol marcado motivou o Burger King a explorar um espaço inesperado. No lado avesso do uniforme, foi estampado o rosto do King, personagem da rede de restaurantes. Assim, bastava colocar a camisa no rosto e pronto - a propaganda estava feita.


St. Pauli e a sex shop

Divulgação

Por si só, o clube alemão já se tornou um símbolo da alternatividade. A sede do clube fica no Reeperbahn, região da cidade de Hamburgo conhecida pela vida noturna agitada e pelas casas de prostituição O St. Pauli tem torcida ligada a movimentos de esquerda, conta com bandas de rock como admiradores, e já teve um presidente gay. Entre outras curiosidades relacionadas ao clube, não poderia faltar um patrocínio polêmico. A Orion, um dos mais famosos sex shops do mundo, estampou sua marca na camisa marrom da equipe. Para comemorar o acesso do time à primeira divisão nesta temporada, a empresa promoveu uma ação especial: distribuiu 20 mil camisinhas com o escudo do St. Pauli.


Atlético de Madri e o cinema

Divulgação

Em 2004, os torcedores do time espanhol devem ter estranhado o que uma teia e uma aranha faziam no uniforme da equipe. Na época, o clube firmou uma parceria com a Columbia Tristar, que usou o espaço para divulgar seus filmes. Se a propaganda de "Peixe Grande" foi discreta, a estratégia foi bem diferente para o lançamento de "Homem-Aranha 2". A tradicional camisa listrada em vermelho e branco deu lugar a uma versão de gosto, digamos, duvidoso. Só dá para saber que se trata do uniforme do time espanhol pelo escudo, quase perdido no meio da teia. O Atlético de Madri usou a polêmica camisa para a disputa da Copa Intertoto, torneio que dava vagas na Copa Uefa (atual Liga Europa).


Internazionale e o mandarim

Divulgação

A equipe de Milão tem o patrocínio da Pirelli, o que aparentemente não despertaria grande destaque pelo lado alternativo. Uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, a empresa não poderia deixar passar uma excelente oportunidade para fortalecer sua marca no mercado asiático. Para isso, aproveitou algumas partidas da Internazionale para revelar sua estratégia. Nestes confrontos, os jogadores do time milanês usaram uma camisa na qual a palavra Pirelli aparecia escrita no idioma mandarim - tudo para conquistar a simpatia da China e reforçar seus interesses comerciais. A empresa se preparava para lançar novas fábricas no país asiático e ampliar sua participação no mercado local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...