quinta-feira, 7 de março de 2013

ENTREVISTA: Cristano Chaves fala sobre VIKINGS, GUERREIROS DO NORTE, CONTOS NÓRDICOS E O FUTURO DA CONCLAVE

   Olá cambada de desocupados! Hoje a Taverna do Bardoo irá publicar uma entrevista com Cristiano Chaves, da editora Conclave. Ele irá nos dizer um pouco sobre seus principais projetos de sucesso nos últimos anos, como Vikings: Guerreiros do Norte, Contos Nórdicos e outros que podem a vir a ser em um futuro próximo.

  TAVERNA DO BARDOO:    De onde surgiu esse interesse sobre Vikings?

CRISTIANO CHAVES: Bem, desde novo tive interesse pela mitologia nórdica. Primeiramente, essa atenção para o assunto veio de forma, digamos, camuflada. Eu sempre gostei de histórias de fantasia e, como a fantasia moderna deriva, quase toda ela, da obra de Tolkien e, como a obra de Tolkien deriva da mitologia nórdica, então meu interesse apareceu sem que eu percebesse. Mais tarde, tornei-me leitor das história do Thor da Marvel Comics (no período tenebroso do Bil Raio Beta) e comecei a pesquisar mais da mitologia vikings. Resultado: descobri que o Thor da Marvel era legal, mas o mitológico era infinitamente mais interessante; e descobri que os Edda e todos os textos relacionados ao universo nórdico eram a base da fantasia medieval de que tanto gostava e a base era muito rica e até mais interessante...

TB   - Como essa ideia de criar um Suplemento próprio de vocês com essa temática apareceu?

CC: A ideia do RPG Vikings: Guerreiros do Norte veio por acaso. O Fernando Scheffer resolveu fazer uma aventura no mundo viking usando o sistema Clavius (o mesmo do Crepúsculo). Era para ser uma aventura "one shot", apenas para nos divertirmos no final de semana. 
Acontece que, como disse antes, nossa bagagem no assunto era relativamente boa, e a aventura ficou muito divertida e interessante. Ao final do jogo deu aquele "estalo" e pensamos: "Isso daria um cenário de RPG!".
Daí para frente convidamos o Victor Scanapieco e começamos a pesquisar mais e a escrever o primeiro esboço. Estávamos tão empolgados que tivemos uma primeira versão jogável (bem pobre, é verdade) em menos de um mês.

TB:   - Na história do mundo que criaram (Vikings - Guerreiros do Norte), temos personagens muito importantes como é o caso de Sven Svenson... ele é um personagem simplesmente criado para esse material ou já foi interpretado em alguma seção de rpg antes de decidirem publicar o suplemento?

CC: Antes de o livro ter sido criado o Sven não existia. Ele foi pensado "editorialmente" (se é que existe essa palavra) para o cenário. Sven faz parte do cenário, ele é o cerne do que está acontecendo no mundo de Vikings e não teria como ter sido criado ao acaso. Pelo contrário, ele, como muitos outros personagens no livro foram criados de forma planejada e desenvolvidos de modo que sabemos exatamente seu início, meio e fim. Acredite, temos a história do Sven determinada até o fim de sua vida! :)

TB:   - Como foi a resposta do público de RPG quanto a Vikings - Guerreiros do Norte? Ficaram satisfeitos com a repercussão no mundo rpgistico?

CC: Foi surpreendente. Primeira e segunda edições do Vikings se esgotaram e tivemos um feedback extremamente positivo do público. Além disso, na época o livro foi resenhado pela extinta Dragão Brasil e ganhou nota máxima. Ou seja, sucesso de público e de crítica.
Infelizmente, esbarramos no problema da descontinuidade do D20. Quando o Vikings foi lançado em inglês (exatamente no mesmo dia) a Wizards of The Coast anunciou o D&D 4ª Edição e o fim da 3ª. Isso acabou esfriando um pouco a continuidade do cenário. Mais tarde, o D&D 4ª edição começou a engrenar no Brasil, então decidimos fazer uma nova edição do cenário com as regras do D&D 4ª Edição. Quando lançamos o Reinos de Pedra convertido encontramos o mesmo problema: Wizards anuncia o fim da 4ª edição e uma 5ª edição do jogo.
Agora, estamos revendo essa questão, estudando possibilidades e determinando qual o caminho certo a seguir.

TB;   - Depois de lançarem o "Guerreiros do Norte" na versão 3.5 de D&D, vocês adaptaram e publicaram o mesmo livro na 4ª edição e posteriormente lançaram o "Reinos de Pedra", a Conclave tem a intenção de publicar mais algum material do gênero no mundo RPG, seja na tradicional versão 3.5 ou na 4ª edição?

CC: Como disse na questão anterior, estamos estudando o caso. Ainda não temos certeza se a 5ª edição do D&D será compatível com as outras, conforme foi anunciado no início. Se sim, isso facilitará bastante a nossa vida e a de diversas editoras que trabalham ou trabalharam com D20. Se não, teremos que pensar em outra solução e é o que estamos fazendo no momento.
Acredite, o lançamento dos novos suplementos de Vikings estão parados por conta disso.

TB:   - Acreditamos que vocês devem ter feito diversas seções de jogos entre vocês e amigos, criando diversos personagens onde nem todos puderam ter seus nomes escritos na história de Midgard. Digo isso pois não muito tempo depois  A CONCLAVE lançou o "Contos Nórdicos - Volume 1", foi mais ou menos por aí a ideia de lançar uma antologia sobre histórias de mais vikings?

CC: A ideia do Contos Nórdicos existia desde o início do cenário Vikings: Guerreiros do Norte. No entanto, ela ficava somente no campo das ideias. Com o entrave do sistema de jogo (a questão das edições descrita nas perguntas anteriores) ficou uma lacuna de lançamentos de Vikings. Não tínhamos como lançar material sem saber para que sistema. Ao mesmo tempo, veio a mudança no perfil editorial da Conclave, que agora será mais voltada para romances e publicações além do mercado de RPG.
Isso juntou "a fome com a vontade de comer". Reunimos os autores e decidimos ingressar na produção dos contos. Na verdade, muitas das histórias presentes no livro já existiam de alguma forma. Elas foram pensadas para o cenário ou foram aventuras jogadas ou narradas por nós.
No final, o livro fez um sucesso acima do esperado, também. Recebemos muitos elogios do público e todos já estão pedindo pelo volume 2, que já está em produção.

TB:   - Ficaram satisfeitos com os resultados dos "Contos Nórdicos"?

CC: Ficamos sim! O livro não é perfeito, é claro. Mas o resultado ficou muito bom. Alguns contos foram pensados de forma a deixar pontas soltas e planejados para ter continuações, então, essas pontas se fecharão nos próximos contos. Queremos mais feedback, pois é através das opiniões do público que podemos melhorar e orientar os trabalhos para o volume 2. Então, fica o recado: quem leu, nos dê sua opinião, queremos ouvi-la!

TB:   - Bom, eu sempre acompanho o site e o Facebook da Conclave, recentemente me lembro de ter visto vocês dizerem que estavam trabalhando em um novo projeto, o público que gosta desse tipo de literatura e consequentemente que leu o volume 1 dos "Contos" podem esperar por um possível volume 2 ou vocês tem outra coisa em vista?

CC: O volume 2 do Contos Nórdicos, como disse, já está em produção. Ele será a continuação do primeiro, ou seja, alguns pontos que ficaram em aberto serão tratados no livro. E será mais temático. Isso significa que teremos mais pontos de cada conto se tocando. O trabalho de edição está em andamento para que, quando o leitor terminar de ler os dois livros, poder perceber que há não somente a história de cada conto, mas outras histórias numa outra camada, na qual cada conto se liga.

Além de Contos Nórdicos, estamos trabalhando numa nova linha que, creio, vai agradar a muita gente. Estamos terminando de desenvolver o Midgard: The Card Game. Trata-se de um jogo de tabuleiro ambientado no universo de Vikings: Guerreiros do Norte. No jogo, cada participante é um Jarl lutando contra as criaturas mitológicas e/ou exércitos inimigos nos Nove Mundos, em busca de Renome. Fizemos diversos testes e estamos nos ajustes finais do jogo e posso afirmar: está muito divertido e interessante! 

Apesar de ser jogado com cartas, o jogo dispõe de um tabuleiro e não entra na categoria de cardgames colecionáveis. É um jogo fechado, que pode ter expansões. E já temos diversas expansões pensadas para ele. O jogo será lançado através de financiamento coletivo. Então, quem tiver interesse deve ficar atento!

TB:   Bom, mais uma vez muito obrigado por essa curta porem ótima entrevista Cristiano. Nós que somos fãs de RPG e de literatura fantasiosa estamos ansiosos pelo próximo livro que A CONCLAVE possa lançar! Um Abraço de todos aqui da Taverna para todos aí da Conclave!

CC: Eu é que agradeço a oportunidade e deixo aqui o recado: a Conclave passou por uma restruturação e agora está de volta ao mercado com força total. Teremos muitos lançamentos em breve!

Grande abraço.

Um comentário:

  1. A melhor maneira de resolver esse problema de sistemas é fazer que nem a galera do TRPG. O sistema D20 é Open, entao facam o quer for mais adequao.

    ResponderExcluir

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...