segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O HOBBIT: CRITICA DA TAVERNA

   Olá seus malditos Bêbados da Taverna! Pois bem, por mais de 1 ano ficamos aqui postando tudo o que saia de novidade sobre a produção de O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA. Pois bem, o filme finalmente saiu e eu como um bom fã de Tolkien e Peter Jackson fui ao cinema no dia 17 para assisti-lo.

   Antes que eu dê uma análise bem detalhada e cheia de SPOILERS queria deixar uma nota para o filme




   *** BOM *** O filme é bom, pelo simples motivo de termos criado uma expectativa muito grande pelo filme, se não seria melhor. ***A TAVERNA DO BARDO RECOMENDA QUE VOCÊ ASSISTA AO FILME***


SPOILERS SPOIRLERS SPOILERS >>> Pois bem senhores comecemos a analizar...

   O filme começa com "My dear Frodo..." na voz de Sir Ian Holm (o Bilbo velho, de O Senhor dos Anéis), e que sensação incrível foi essa, duvido que não tenha havido um fã de O Senhor dos Anéis que não se arrepiou quando o ouviu e viu na tela o Blsão se aproximando.

   Parece que o filme se passa algumas horas antes de "Uma Festa muito Esperada" naquela manhã em que Gandalf chega ao condado no aniversário de 111 anos de Bilbo na Sociedade do Anel... Bilbo "Velho" esta vasculhando um baú de coisas antigas e vai tirando elmos, espadas e outras várias coisas até que acha um retrato dele mesmo 60 anos antes nas feições de Martin Freeman (Bilbo Novo)... decide então escrever suas aventuras no Livro Vermelho para que Frodo pudesse saber... Frodo tem rápidas aparições no começo do filme, e tem um gancho nessa parte fazendo analogia com A SOCIEDADE DO ANEL, quando Gandalf encontra com ele na estrada.

   Bilbo começa então a escrever e narrar a história de sua aventura muitos anos atrás.... conta então sobre o "Maior Reino da Terra-Média" Erebor a Montanha dos Anões, onde o Rei Thrór acumula uma riqueza incomensurável... o que desperta a ganancia do Dragão Smaug que ataca o reino anão de Erebor e o Reino humano de Valle... sem chances para eles....Os anões são obrigados a abandonar seus lares e vagarem pelo mundo.

   A parte em que Bilbo esta sentado na porta de sua casa, desejando bom dia para Gandalf é muito fiel ao livro.... e a chegada dos anões também é algo muito divertido de se ver... durante uns bons vários minutos o filme se rasteja na tentativa da comitiva de Thorin Escudo de Carvalho convencer nosso nobre ladrão a fazer parte do grupo. No fim das contas Bilbo é vencido pela curiosodade, ou melhor pela sua parte Túk...

   A jornada finalmente começa...e no desenrolar você vai tendo ainda mais certeza do tipo de pessoa que Bilbo é... Um Hobbit realmente caseiro, que odeia perder seu desjejum ou sair sem lenços... não sabe andar a cavalo e é alérgico a eles..... em uma noite com a comitiva acampando, Balin conta a história de Thorin, da Guerra dos Anões contra os Orcs nos portões de Moria na tentativa de recuperar o antigo reino (apesar dessa guerra ser por motivos diferentes nos apendices de O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei). A brava luta travada entre ele e o Orc Pálido Azog... Duvido que ninguém tenha se emocionado nessa parte.

   OS TROLLS! AH OS TROLLS! Está com toda certeza entre o TOP FIVE do filme.... Uma mistura de SUSPENCE, AÇÃO E COMÉDIA! E como eu rí nessa parte.

   Então aparece Radagst, o Castanho, com más notícias para Gandald, a Floresta Verde está mais sinistra do que nunca e o Marrom precisa da ajuda do Cinzento... uma perseguição de Orcs e Wargs começa nessa parte e eles fogem até chegarem em Valfenda... lá são recebidos por Mestre Elrond depois de mais confusões de anões.

   O conselho Branco se reúne nesse meio tempo e temos a volta de dois grande atores, Crhistofer Lee e Cate Blanchet (mais linda do que nunca) em uma breve aparição mas com uma interpretação impecável (como já era esperado).

   Os anões e Bilbo continuam sua viajem sem a companhia de Galdalf (momentaneamente) e vão em direção as montanhas.... e lá ocorre a cena de Luta dos Gigantes de Pedra (Na minha opiniao foi bem forçado por Peter Jackson, poderia ter sido algo bem mais sutil). Depois de se abrigarem em uma caverna, o Hobbit decide abandonar a comitiva e voltar pra casa já que ele não é totalmente aceito por Thorin que sempre demosntra sua dúvida quanto a ele. Mas ele é impedido, por uma armadilha de goblins das montanhas em que todos caem em suas cavernas.

   Lá os anões são capturados e levados até Grão-Orc, menos Bilbo que cai na caverna de Gollum. Aqui está a melhor parte do Filme, O JOGO DAS CHARADAS..... Andy Serkis interpreta Gollum maravilhosamente bem e junto com Martin Freeman deixando os espectadores sem fôlego! Os anões conseguem escapar da garra dos goblins graças a aparição de Gandalf e começam a fuga das cavernas.... essa é mais uma sequencia de cenas de fuga épica onde os anões e Gandald matam dezenas e mais dezenas de goblins e caem por lugares altos sem receber nenhjm arranhão... Muito forçado... mais uma vez Peter Jackson poderia ter sido mais sutil.... mas a intercalação da cena da fuga de Bilbo de Smeagol é ótima e compansa o erro com os anões.

   Do lado de fora com todos os anões reunidos, dão conta da falta de Bilbo, que na verdade estava invisivel atras de uma árvore bem próximo dali... Thorin e a comitiva esnobam o Hobbit dizendo que ele aproveitou a oportunidade para voltar para casa... mas são logo surpreendidos com a aparição do pequeno que após um curto mas sincero discurso, creio eu que ganha um pouco da confiança dos anões dizendo que irá tentar recuperar o lar deles....

    Mais ação! Sem tempo para recuperar o fôlego, o próprio Azog aparece com sua "gangue" e encurrala a comitiva em cima dos pinheiros... E AS ARVORES COMEÇAM A CAIR, E FOGO POR TODA PARTE! UMA ANARQUIA TOTAL! Quando Thorin vê que seu arque-inimigo ainda esta vivo, em uma cena heróica, se coloca de frente a ele em uma luta, e quando esta a beira de perder sua vida, o pequeno Hobbit demosntra sua bravura colocando-se entre o príncipe anão e as criaturas malígnas para protege-lo.

   Num ultimo instante as águias aparecem e salvam a todos......UMA CENA MARAVILHOSA!

   A ultima parte, Thorin demonstra sua gratidão e reconhece que errou em desconfiar do pequeno, dando um abraço que emociona a todos! (Pelo menos eu me emocionei!) Os anões veem ao longe a Grande Montanha Solitária!

   Em um breve momento, a camêra entra pelas rochas da montanha e vimos alí por entre bilhões de moedas de ouro um Grande Lagarto abrindo seus olhos!

***O Taverneiro Diego Bardo recomenda esse filme*** NOTA 8*** 

Um comentário:

  1. Assisti 3D ontem em Poços, muito foda o filme, curti demais, sim arrepiei e foi fodão!

    ResponderExcluir

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...