sábado, 9 de julho de 2011

O HOBBIT: Entrevista com o diretor Peter Jackson!

   E não é que a semana ainda não terminou para O HOBBIT!? O sábado acabou de surgir nessa madrugada fria nas montanhas de Minas Gerais e eu aqui como de costume dando uma olhada nos principais portais de notícias que acesso, quando me deparo com uma incrível entrevista do mais querido diretor de cinema para essa Taverna e para seus bêbados. Essa entrevista foi feita pela revista americana Entertainment Weekly, e foi publicada em português com exclusividade pelo maior portal de notícias da Terra Média no Brasil (www.valinor.com.br), Abaixo, a entrevista completa:





EW- O Senhor dos Anéis teve um enorme impacto sobre você fisicamente. Você está animado para esta maratona de novo?
 PJ- Bem, não há como você não estar estimulado para filmagens como estas. Muitos filmes, regularmente, gravam em torno de 50 e 80 dias, e nós fizemos O Senhor dos Anéis em 266. Eu pensei: “Bem, eu nunca sobreviverei a uma maratona dessas novamente”. Mas quando nós estávamos passando pelo cronograma paraO Hobbit, eu senti uma dor terrível no meu estômago quando vi que nós teríamos que filmar 254 dias. Temos apenas 12 dias a menos de diferença em relação ao O Senhor dos Anéis, apesar de estarmos fazendo apenas dois filmes. Quando vi isso, tive a sorte de me erguer do chão e seguir em frente. [Risos] Você acaba de chegar de um estado de extremo cansaço e fica lá. Mas tudo bem. O filme mantém você em movimento. Eu devo dizer, essa é a surpresa com O Hobbit: eu realmente não previa a quantidade de diversão que nós teríamos. Estamos trabalhando com grande parte da mesma equipe de O Senhor dos Anéis e, obviamente, alguns dos atores como Ian McKellen, Cate Blanchett, Hugo Weaving e Andy Serkis estão de volta, por isso é como uma reunião. Além disso, temos todos os rapazes novos. [Nota: Depois desta entrevista, Jackson anunciou no elenco Evangeline Lilly como Tauriel e Barry Humphries como o Grão-Orc.]

EW- Quão satisfeito você está com seus anões?
 PJ- Eles estão fantásticos. Eles são uma turma muito louca.

EW- Tenho certeza de que Martin Freeman, que interpreta Bilbo, tem estudado de perto a interpretação de Ian Holm como o velho Bilbo em O Senhor dos Anéis. Quão importante é que eles se correspondam com precisão?
 PJ- Nós procuramos torná-los compatíveis, mas sem ser uma personificação.

EW- Pode-se dizer pelas fotos que Martin Freeman se adaptou também com as orelhas.
PJ- Ele se adaptou às orelhas, e ele tem pés bem legais. Eu acho que ele tem o maior pé hobbit que tivemos até agora. Eles são um pouco difíceis de entrar, mas ele conseguiu descobrir um jeito hobbit de andar que é perfeito.

EW- Observando estas fotos de casa de Bilbo – Bolsão – você ainda tem os conjuntos originais de O Senhor dos Anéis ou estes são recém-construídos?
PJ- Nós conservamos o Bolsão original, mas neste intervalo de 10 anos o transformamos numa casa para receber hóspedes, para que as pessoas pudessem de fato viver e dormir no local. 

EW- Como tem sido para Ian McKellen interpretar Gandalf novamente?
 PJ- Ele está em fantástica forma. De certa maneira, seu papel em O Hobbit tem mais dificuldades técnicas do que teve em O Senhor dos Anéis, porque ele tem cenas com 14 personagens menores -, obviamente, os anões e o hobbit são mais baixos. Uma das primeiras coisas que filmamos para O Hobbit, com o Ian, foi essa cena de sete páginas em Bolsão onde eles estão discutindo o que fazer nesta sua busca. Ian tinha que se sentar sozinho em um palco com tela verde, e sei que ele constatou que experiência altamente frustrante e difícil isso é. Lembro-me de dizer a ele [risos]: “Olha, isso não é Esperando Godot ou Rei Lear. Isto é O Hobbit. Isto é a coisa real”.

O diretor Peter Jackson ainda falou um pouco mais e explicou esta cena abaixo:



“Esta cena em particular é quando os anões aparecem sem serem convidados à casa de Bilbo”, explica Peter Jackson. “Em vez de colocá-los para fora, ele acolhe toda a tropa, então Gandalf chega e Bilbo percebe que sua presença está sendo solicitada em uma aventura – em uma missão para recuperar um pouco de ouro e lidar com um dragão. Bilbo, na verdade, tem que assinar um contrato que os anões escreveram, e não há nada como letras miúdas na língua dos anões”.
 Sobre filmar em 3D:
“minha filosofia com a filmagem em 3D é fazer absolutamente como eu faria com 2D”, diz o diretor. “James Cameron tem sido muito útil nos dando dicas. Porque ele filmou Avatar aqui nos mesmos estúdios que estamos usando, e temos um monte de gente da mesma equipe – que por acaso também são veteranos de O Senhor dos Anéis. Tem sido muito bom”.
 Sobre Ian McKellen como Gandalf:
“Quando fizemos O Senhor dos Anéis”, diz Jackson, “eu olhava para o Ian e via Ian McKellen vestido como um personagem chamado Gandalf. Mas no intervalo de tempo de 10 anos, olhando para o que ele criou – a barba, a cabeleira, a voz, o traje – ele transformou-se num ícone. Então, o que é estranho para mim em O Hobbit, é que eu estou sentado no set conversando com o Ian e – se eu desviar o olhar para a equipe e olhar para trás de novo – eu não vejo Ian McKellen, vejo Gandalf ao meu lado”.
A primeira parte, The Hobbit – An Unexpected Journey (O Hobbit – Uma Jornada Inesperada), tem data de estréia para 14 de dezembro de 2012. Já a segunda parte, The Hobbit – There And Back Again (O Hobbit – Lá e De Volta Outra Vez), tem data de estréia é para o dia 13 de dezembro de 2013.

Fonte: www.valinor.com.br

Um comentário:

  1. (comentário em geral) ótima fonte pra leitura essa escolhida pela galera do blog... estilizada e muito legível. bacana.

    ResponderExcluir

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...