quarta-feira, 2 de março de 2011

História Viking: Um tal de Hastein

   Pois bem, depois de algum tempo sem postar nada sobre o assunto, aqui estou eu novamente postando algo sobre Vikings. O nome da vez é esse, Hastein. Um chefe Dinamarquês que atuou por volta do ano de 862.
   O que se passava na época era que os Vikings haviam acabado de invadir e ocupar a ilha inglesa de Sheppey e se tornado o pior pesadelo dos ingleses, constantemente o povo nórdico realizava incursões para dentro da Inglaterra e faziam saques à diversas cidades por mais fortificadas que elas fossem.
   Geralmente os saques funcionavam da seguinte maneira: os Dinamarqueses chegavam a uma determinada região e exigiam uma certa quantidade de ouro e outras riquezas para não atacá-la. Esse tributo exigido se chamava Danegeld. Se o povoado pagasse o tributo, os Vikings iam embora, mas voltavam dentro de alguns meses exigindo novo tributo, de tal maneira que os recursos do povoado iam se esgotando até que ele não pudesse mais pagar o Danegeld. Quando isso acontecia, ou seja, os Ingleses não pagavam o tributo, os Vikings saqueavam a vila e, por vezes, conquistavam-na criando uma nova base de operações. Com efeito os Danegeld serviram para melhorar a máquina de guerra Dinamarquesa.


   Antes de começar a falar sobre nosso amigo Hastein aqui, seria bom darmos um parágrafo de crédito a outro viking, um líder Dinamarquês chamado Ragnar Lothbrok, que subiu o rio Sena com uma expedição gigantesca e saqueou Paris por volta de 850. Parece que havia por volta de trinta mil homens em sua expedição.


   Depois do acontecido com Ragnar Lothbrok, eis que aparece nas páginas da história "o Cara", Hastein. Grande líder dinamarquês que era, foi o símbolo do que era verdadeiramente ser um viking. Sua história começa simples e fácil, saqueando Francos (porque cá entre nós, quem aqui nunca saqueou um franco???)
   Durante mais de três anos saqueando, pilhando e fazendo nome na terra deles, ele se cansa... queria entrar em definitivo para as páginas imortais da história, não como um simples saqueador viking, mas sim como "O saqueador VIKING". seu sonho??? apenas um, saquear ROMA! Então ele partiu do reino Fanco, no ano 862, com sessenta e dois navios (entre knorrs e drakkars).


   Navegou para o sul, chegando até a Espanha Árabe e aportando perto de Cádiz. chegando lá não houveram boas vindas por parte dos Mouros e sua expedição entrou em combate pesado com os que residiam lá. Os Árabes pareciam ser inimigos formidáveis, mas foi derrotado e acabou perdendo parte do que havia roubado dos Francos. Sendo assim, reuniu os homens e navios que lhe restavam e continuou navegando rumo ao oriente, penetrando no mar Mediterrâneo. Mas quem aqueles Mouros pensavam que eram??? a perda da batalha na penísula ibérica deixou Hastein com um ódio, e por isso no caminho ele atacou as cidades Árabes de Ceuta e Tânger, no norte da África, mas se dirigiu para o nordeste da Espanha, onde entrou novamente em luta contra os Sarracenos (Árabes), mas desta vez, venceu-os e saqueou seus territórios. Para não perder aquele velho costume de saquear os Francos, como estava nas proximidades, ele aproveitou a viagem para encher os porões de suas embarcações de ouro sarraceno e franco.


   Até mesmo um saqueador Viking precisa de férias, então passou o inverno numa ilhota da foz do rio Ródano (no próprio Reino Franco), para depois seguir sua viagem Mediterrâneo adentro, porque vocês ainda se lembram não é mesmo??? seu objetivo era saquear Roma.
   Após o inverno, Hastein e seus homens levantaram acampamento e seguiram com cerca de quarenta navios (os que haviam sobrado da derrota frente aos Árabes do sul da Espanha) rumo a península Itálica, onde esperavam enfim saquear Roma. Por volta de 863, eles avistaram a majestosa cidade de Luna, na Itália, e a confundiram com Roma, por isso a atacaram (senhores que adentram nessa Taverna, por favor não façam como Hastein que não era um bom estudante de geografia e nem história, só tentem saquear Roma se você realmente sabe onde é). Mas esse erro geográfico não tirou os méritos de nosso Viking, pois Luna era uma grande e rica cidade Italiana!
   O primeiro ataque foi sem sucesso, pois a cidade era fortemente protegida e o povo nórdico foi repelido, mas agora é que vai brilhar a figura do Líder. Eu não tinha dito que Hastein era "o Cara", pois bem, ele era, ele era muito Pilantrão!!!! aushauhsuahshash
   Usando toda sua lábia Viking, ele armou um plano muito inteligente, fingiu ter sido gravemente ferido na batalha e aceitou receber o batismo e extrema unção (bênção que se dá aos mortos) dos sacerdotes de Luna (que ele ainda pensava ser Roma). Sendo assim, quando ele fingiu estar morto, o povo da cidade permitiu que seu corpo fosse levado para dentro para ser sepultado ( dá pra acreditar que eles cairam nessa??? hahaha, italianos...). Uma vez em Luna, Hastein “ressuscitou” e liderou seus homens na pilhagem da cidade. A expedição de Hastein foi uma das mais impressionantes incursões Vikings no mar Mediterrâneo.


Fonte: http://www.klepsidra.net/klepsidra2/vikings-3.html    
   

2 comentários:

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...