segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ASATRU VANATRU - parte 2 - História


CONTINUANDO A SÉRIE SOBRE RELIGIÕES ANTIGAS, ASATRU. SEGUE AQUI SUA HISTÓRIA!


Asatru é uma das familias Pagãs de religiões. Esta familia inclui Druidismo Celtico, e re-criações das antigas
religiões Pagãs Egipcias, Gregas, Romanas e outras. Diferentemente da Wicca, que tem gradualmente se envolvido com
muitas tradições diferentes, a reconstrução do Asatru tem sido baseada nos registros históricos sobreviventes; que tem
sido mantida o mais proximo possivel da religião original das pessoas Nordicas.

O Ásatrú foi seguido por diversos povos Norte Europeus. Os Escandinavos (Dinamarqueses, Noruegueses, Suecos e Escandinavos), Frisios, Hungaros, Anglo Saxões (ancestrais, juntamente com os Gaelicos, dos ingleses), os Teutões (predecessores dos Alemães), os ancestrais dos Holandeses, os Godos (Visigodos, Ostrogodos, etc), os eslavos, longonbardos e os russos. Suas raizes são Indo-Europeias e isto significa que nós temos as mesmas raizes das religiões e culturas dos Celtas e Hindus. Apesar das falsas alegações sem nenhuma prova academica ou evidencia arqueologica de supostas Tradições Familiares e linhagens ininterruptas, a religião foi totalmente obliterada por uma campanha genocida e violenta pelo cristianismo. (veja mais detalhe no artigo Breve Historia do Paganismo no mesmo website). Os Antigos Nordicos foram fortes, mas mesmo com uma intensa atitude preservacionista cultural, estes não intencionavam converter os outros, e as novas religiões estavam. Tal foi o fado desta religião. O declinio do Ásatrú começou mesmo antes do fim do Século VI quando um grupo pequeno de missionarios cruzaram o Canal do grande continente para as ilhas britanicas trazendo a fé Cristã para Kent.
Outros professores cristãos estavam alternativamente trabalhando na parte ocidental de Britain (Bretanha) e há muito antes, os templos dos deuses heathenistas foram substituidos por pequenas igrejas de madeira, tijolos e pedra, e cruzes esculpidas se erqueram em toda parte em honra do deus cristão. Por volta de 731 da Era Comum, um escolastico cristão brilhante no novo monasterio de Jarrow no norte da Inglaterra, o homem conhecido como o veneravel Bede, se dispoz a escrever um livro cobrindo o crescimento da Nova Fé de uma ponta a outra da Inglaterra. Apesar que a religião heathenista não estava ainda morta na Bretanha, seus dias estavam contados. No continente, muitos dos Germanos já haviam rejeitado (ou sob conversões sob ponta de espada em obvias ameaças de morte desta nova "religião de amor") os velhos deuses, com poucas excessões como os Saxões, os Frisios e os Dinamarqueses. As coisas começaram a piorar por volta dos séculos X e XI quando o povo da Noruega se converteu por causa destes bestiais Reis Cristãos, Olaf Tryggvarsson e Olaf-o-Sagrado. Estes dois batalharam sem cessar contra os deuses heathenistas, esmagando seus idolos, queimando seus templos e ou expulsando seus seguidores ou expondo estes a mortes dolorosas em nome de Cristo.
Alguns daqueles que foram expulsos, se estabeleceram na Islândia, aonde não havia reis, portanto não havia perseguições. Mas mesmo na Islândia, as chamas do heathenismo estavam se apagando, e no ano 1000 da Era Comum, O Parlamento ou Assembleia Islândesa, sob pressão de diversos reis cristãos da Escandinavia atravéz de ameaças de guerra, e boicote do comercio, estes tornaram o Cristianismo a religião oficial da Islândia, mas em uma situação muito maior de tolerancia da Velha Religião, aonde as escrituras e imagens não foram esmagadas e destruidas. Em traição da Velha Fé, a Dinamarca também esqueceu suas velhas raizes, e em 1015 C.E. (Common Era, Anno Dommini, Era Vulgatti), quando Canute-o-Dinamarques conquistou a Inglaterra, ele foi totalmente preparado para se tornar um pilar da Igreja. Os Suécos foram os mais teimosos em sua fé na religião heathenista, mas por volta de 1164, um bispo Cristão governou em Uppsala, o antigo forte de Odin e FreyR, e destruiu o Antigo Templo de Uppsala construindo uma Igreja Cristã no lugar em que o templo jazia. Um monumento amaldiçoado que ainda é visto hoje em dia em lembrança do genocidio feito a todos os nossos predecessores. Como uma religião etno-cultural, isto foi parte da cultura, e além disso, parte da alma dos povos norte europeus, e isto não morreu realmente. Esta sobreviveu entre as comunidades Goticas, e Anglo-Saxãs em um sincretismo com o cristianismo e o heathenismo chamado de Arianismo Catolico, e mesmo os cristãos Islândeses ainda respeitavam os espiritos da terra que foram os Landvaetter. Entretanto tal religião foi perseguida e completamente exterminada pelos Agentes da Igreja como uma religião heretica e isto foi o fim do culto Aesir no Norte da Europa.
Entretanto a tirania cristã não durou para semre. A Era de Trevas quando a Cristandade esteve em total dominio politico terminou com a Renascença e a Era moderna, e a humanidade pode ver novamente uma nova luz de liberdade. O maior e mais importante tributo ao fim de tal escuridão foi quando o ultimo rei cristão da França foi decaptado e alguém gritou na multidão:
"Jacques de Molay - Teu sangue esta vingado!!!"
(A Coroa Cristã Francesa foi uma das piores inimigas do heathenismo e da Civilização Viking).

Durante o inicio do Século XX, o Partido Nacional Socialista na Alemanha sob a Liderança Cristã de Adolf Hitler e com a aprovação do Papa, tentou perverter o Ásatrú tomando parte de seus simbolos religiosos nas crenças racistas Nazistas. Tal blasfemia morreu ao findar a Segunda Guerra Mundial, apesar de alguns grupos neo-Nazi estarem agora tentando continuar tal pratica.
Esta atividade não esta de nenhum modo relacionada com a restauração do Ásatrú como o Culto Aesir em sua Antiga Gloria!

Cada estudo runologico feito na Alemanha do Século XIX e XX esteve manchado com elementos não tradicionais, misturados com elementos teosoficos e do extremismo racista cristão, resultando em um esotericismo germanico nazista não tradicional por pessoas como Guido Von List.
Asatru ou Ásatrú é uma palavra Islândica, uma tradução da palavra dinamarquesa Asetro. Esta ultima foi moldada por
escolares na metade do século XIX. Isto foi intencionado a significar crença nos Asir, os Deuses. Na Escandinavia,
a religião foi chamada Forn Siðr (que significa o Caminho Antigo), Forn sed (o Velho costume), Nordisk sed
(costume Nordico), ou Hedensk sed(costume Pagão). As origens da religião estão perdidas na antiguidade. No seu cume,
esta cobriu todo o Norte da Europa. Em 1000 CE, A Islândia se tornou a antepenultima cultura Nordica a se converter
ao Kristyanismo. Suas motivações prioritarias foram economicas. A Suecia foi governada por um rei Pagão até 1085 CE.

E como sempre, a Islândia teve um papel importante na restauração do Ásatrú. Eles preservaram nossas escrituras e lendas das mãos danosas cristãs da inquisição e em 1972, o Sacerdote (Godhi) e Poeta (Skald) Sveinbjorn Betteinsson, após muita pressão politica no parlamento Islandês (thing), conquistou reconhecimento legal do Tradicionalismo Religioso Nordico Pre-Cristão como religião valida e nomeou esta como Ásatrú que significa Fé, Confiança ou Lealdade para com os Deuses!
Desde meados de 1970, a religião tem estado sob um periodo de rapido crescimento
nos paises formalmente Nordicos, na Europa e America do Norte.



Muitas pessoas expuseram o nome "Asatru" atravéz dos jogos de RPG, como o Mage: The Ascension. (Publicado em
Portugues pela Editora Devir). Infelizmente, o Asatru destes jogos são apenas levemente semelhantes a religião de verdade.



Se quiserem saber mais sobre a religião Asatru, retirei esses dados de http://www.fornsed-brasil.org/ entrem, pois vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seus Malditos bebedores de Hidromel barato! comentem sobre as notícias da Taverna a vontade...